andar de bicicleta beneficios e maleficios

Basta uma olhadela na rua para perceber que as magrelas estão se multiplicando. Se até há algum tempo a bicicleta era vista como brinquedo de criança ou como instrumento esportivo para atletas paramentados com roupas especiais e bikes de velocidade, o cenário tem mudado. A própria discussão sobre mobilidade urbana tem feito muita gente se dar conta de que a bicicleta é um meio de transporte viável, inclusive nas grandes cidades. Além da economia de grana e tempo, pedalar também é o jeito mais saudável de se deslocar por aí. Veja abaixo os principais benefícios de andar de bicicleta, listados por Rodrigo Poli, instrutor de educação física.

ciclismo beneficios e maleficios

Benefícios de andar de bicicleta:
1. Melhora a saúde cardiovascular: como estimula a circulação sanguínea, promove a saúde do coração e dos pulmões, dentre outros órgãos.

2. Diminui a pressão arterial: Pedalar, mesmo que de maneira suave, porém com frequência, deixa o coração mais “eficiente”. Ou seja, é necessário menos esforço para bombear o sangue, o que diminui assim a pressão arterial.

3. Acelera o metabolismo: Andar de bicicleta pode ser uma excelente atividade física aeróbica, responsável por um gasto energético significativo. O metabolismo acelera a partir do momento em que aumenta a massa muscular.

4. Reduz o colesterol: Estudos mostram que ciclistas eliminam o colesterol ruim (HDL) até cinco vezes mais rápido, pois as partículas que transportam o HDL se metabolizam com maior velocidade.

5. Tem baixo impacto físico: Não existem sobrecargas de peso nas articulações; é importante, porém, estar atento ao terreno: se houver muitas irregularidades no trajeto, pode fazer mal às articulações.

6. Fortalece os músculos: Pedalar ajuda a fortalecer os músculos das pernas e do quadril, mas isso só acontece se o exercício for realizado ao menos três vezes por semana e em um trajeto de 30 a 40 minutos.

7. Auxilia na perda de peso: Apesar de a dieta ser o principal fator a ser levado em conta na briga com a balança, colocar o corpo em movimento sobre as duas rodas da bike é um excelente aliado contra o sobrepeso e a obesidade. Uma hora de pedal faz com que uma pessoa de 70 kg perca de 180 a 300 calorias, a depender do nível de esforço.

8. Diminui o estresse: Pedalar estimula a liberação de hormônios como a endorfina, que provoca o relaxamento, e a serotonina, que ajuda a manter o bom humor. Para se ter uma ideia, estudos mostram que pedalar entre 30 e 60 minutos por dia reduz em até 50% os riscos da depressão.

Como começar a andar de bicicleta
Apesar de as pedaladas serem recomendadas em qualquer idade, o professor de educação física, alerta que pessoas cardiopatas, com labirintite, ou com lesões nas articulações, coluna e joelhos, devem ficar atentas.

“A bicicleta é saudável como meio de transporte, lazer ou manutenção do condicionamento físico, mas, como toda atividade física, antes de começar é indicado uma avaliação médica e física para atestar a aptidão à prática”, explica Poli.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *